quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Esporte como meio de inclusão social

O esporte, atualmente, não é apenas uma forma de cuidar da saúde. Ele tem se transformado em uma forma de inclusão e integração social. O número de alunos e projetos relacionados a esporte vem aumentando a cada ano e no esporte, os participantes não aprendem apenas as técnicas do esporte, aprendem também a respeitar os outros jogadores e as regras, o que melhora o seu convívio com outras pessoas. Além disso também é possível se conciliar essa pratica a resolução de conflitos, e também serem mais responsáveis.

No Brasil, existem inúmeros exemplos de superação e reconhecimento com o esporte. Recentemente tivemos o sucesso nas olimpíadas de Rafaela Silva, menina de origem humilde que superou barreiras e dificuldades e conseguiu o ouro de judô, assim como vários jogadores de futebol como Ronaldinho, Ronaldo “Fenômeno”, entre outros. O esporte estimula essa superação de barreiras e limitações, os jovens que se envolvem com a prática de esportes têm a oportunidade de ser um cidadão melhor, pois de qualquer forma, também essa prática é um treino para a vida do atleta.


O jovem atualmente, principalmente os de baixa renda, deparam-se frequentemente com tráfico de drogas, atos ilícitos e outros problemas sociais que os fazem entrar nesse caminho, na maioria das vezes, visando o dinheiro fácil e também, de uma maneira geral, uma ascensão no meio em que vive (reconhecimento, melhor condição financeira e etc). O esporte é uma das formas de interferência nas comunidades carentes que pretende mudar esse destino, que condena várias vidas que se envolvem com a criminalidade.

Por: Enzo Sebastiani,  Jadailton Bezerra, Manuela Carvalho e Giulia Wynne - 2º Ano do Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário