terça-feira, 13 de maio de 2014

Vícios de Linguagem

TEXTO CRIADO

“Mas pense que raiva! Nunca mais ando com aquele diacho de Joãozinho, pense no menino que roda a baiana! Ontem paguei o pato  por ele, mas não pago mais não! Várias vezes já quebrei o galho daquele moleque, e ele pensa que sou amigo de onça é? Pois vou capar meu gato.

E não foi que ontem o cara de pau saiu da fazenda do avô dele dizendo que uma aventura estava por esperar. Mas eu também, besta, fui na dele.

Chegou a hora da aula, toda hora ele ficava soltando risadinha, e disse que éramos para sentar atrás da Mariazinha. Eu fui sem desconfiar, até que chegou a hora do recreio. Esperamos todos sair da sala e, aos risos, ele tirou uma garrafa cheia de bichanos de dentro da bolsa!

O engraçadinho disse pra eu manter boca de siri, obviamente ele queria colocar aqueles bichanos dentro da blusa da Mariazinha! E não foi que o bichinho soltou a franga?

Assim que a aula começou e a professora começou a copiar as coisas no quadro, ele arregaçou as mangas!
De fininho, ele colocou os bicho dentro da blusa da Maria! Ah, não me aguentei! A menina se esguelhava na cadeira, gritando muito. Começamos a rir pra cavalo! Bem, até o Joãozinho me dar com a língua nos dentes! Foi toda culpa dele, não minha! Assim que percebeu que iria entrar pelo cano, começou a chorar. 

Ah! Aquelas lágrimas de crocodilo, e a professora ainda besta acreditou!

No final, quem comprou o gato pela lebre fui eu!”

SIGNIFICADO 
Expressões Idiomáticas utilizadas no texto acima;
1 – Rodar a baiana = fazer escândalo
2 – Pagar o pato = ser responsabilizado por algo que não cometeu
3 – Quebrar o galho = improvisar
4 – Amigo de onça = amigo interesseiro, traidor
5 – Capar o gato = sair de uma situação
6 – Cara de pau = sem vergonha, descarado
7 – Boca de siri = manter segredo sobre algo
8 – Soltar a franga = estar desinibido
9 – Arregaçar as mangas = pôr algo em prática, iniciar uma atividade
10 – Pra cavalo = muito, bastante
11 – Dar com a língua nos dentes = falar algo que não deveria, contar um segredo
12 – Entrar pelo cano = se dar mal, entrar em confusão
13 – Lágrimas de crocodilo = choro fingido, hipócrita
14 – Comprar o gato pela lebre = ser enganado

Por: Fernanda Rios, Lorena Araújo, Jessyka Pamplona, Maria Luísa De Lucena Moraes
e Mariana Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário