terça-feira, 26 de agosto de 2014

LIVROS | A morte de GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ


No dia 17/04/2014, aos 87 anos, morreu Gabriel Garcia Márquez, um importantíssimo contista, novelista, jornalista e ativista político colombiano. Ele nasceu em 6 de março de 1927, no município de Aracataca. É considerado pela crítica literária mundial como sendo um dos mais importantes escritores do século XX. Em 1982, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra.  Uma de suas principais obras foi
CEM ANOS DE SOLIDÃO (1967) 

A narrativa se passa na cidade imaginária de Macondo, e conta a história de seus fundadores, liderados pela família Buendia-Iguaran. José Arcadio Buendía é o patriarca da família e Úrsula Iguarán, a matriarca. Trata-se de um casal de primos, que se casaram assustados pelo mito de que o casamento entre familiares poderia gerar filhos com rabos de porco. Este temor cria situações divertidas no início do relacionamento, mas também situações trágicas, e será, em última análise, o causador da mudança de cidade do casal para fundar Macondo. O romance é a expressão significativa do chamado Realismo Fantástico, um gênero de narrativa bastante apreciado na América Latina.

Professora Valéria Figueiredo comenta: Bem, este livro marcou minha juventude. Eu o li quando ainda tinha pouco mais de 20 anos. Vendo agora esta nota, fiquei com vontade de relê-lo. A leitura dele é completamente absorvente e é preciso fazê-lo com muita atenção, ou nos perderemos no meio do enredo, já que muitos personagens têm o mesmo nome, aliás, uma característica da cultura latino-americana: uma mesma família tem vários de seus integrantes com o mesmo nome. Toda a obra desse autor é bem indicada para quem deseja conhecer a fundo a América Latina, sua história e sua cultura. Uma das melhores leituras que já fiz em minha vida!        

Por Natália Santos e Maria Luisa Lucena               
                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário